Contrarreforma!

Há alguns dias estive na abertura de uma exposição do Andy Warhol aqui em VItória e me dei conta de uma triste realidade ao ler no reliase da mostra" ...contendo sua coleção de autorretratos...". Gente! A reforma ortográfica, que há alguns meses atrás não passava de um projeto agora é uma realidade! E estou aqui para propor uma discussão, debate e , quem sabe, uma revolução!!
Acho que todos os prós e contras gramático-políticos já foram expostos, argumentos não suficientes para que eu seja favorável a revisão mas..., porém façamos uma análise mais apurada... vocês já pararam para analisar o estardalhaço cultural causado por essa reforma??? Sim, porque a língua de uma nação é um dos principais símbolos, referências da cultura daquele povo e se ela é abruptamente modificada esse povo pode ficar perdido, muuuuito perdido.
Imaginem a falta que nos fará o trema, aqueles singelos dois pontinhos que flutuam sobre o U de algumas palavras fazendo-as tremeeer em nossas bocas. A linguiça da feijoada até perderá seu sabor, já que não teremos mais a incerteza da presença do nosso querido trema. E pensem na nova regra da hifenização. Essa sim pode ser considerada a maior carrasca dessa reforma... partiu nossos gira-sóis ao meio e acabou até com a beleza do adjetivo pátrio de nosso estado...nem dá mais gosto ser espiritossantense.... E imagina a bagunça que imperará de agora em diante sem o acento diferencial? cabelos e razões se misturarão à freadas e mais motivos...o que é motivo suficiente para eu, que tem como principal instrumento de ofício as palavras, achar totalmente inviável essa mão de obra toda.
Talvez esse post realmente não promova uma revolução no país, porém funciona como um epitáfio da nossa língua nativa prerreforma. E assim conseguirei me despedir com honra das minhas adoradas regrinhas agora defasadas que deixarão muita saudade e muita, mais muita confusão por nada.

1 comentários:

Gabriela Costa disse...

Noossa! Acabei de me dar conta que eu fuina exposição do Andy e nem notei que já estava tudo dentro da reforma. :T
Eu também não gostei nada. Daquia pouco miguxês será a língua oficial e ng vai saber pq, ai ai...
Beijos.

Postar um comentário

Seguidores